Ir para a Loja Supérbia
 

Notícias

Facebook

Bolsas Embaixo dos Olhos: O Que São e Como Tratar

Bolsas Embaixo dos Olhos: O Que São e Como Tratar

A bolsa embaixo dos olhos é um verdadeiro tormento para muitas mulheres. Algumas vezes, ela é confundida com olheiras — outro problema constante do público feminino —, porque também tem um aspecto de sombra nessa região do rosto. Mas você sabia que ela pode aparecer em diferentes idades e, em alguns casos, é amenizada com soluções simples e caseiras?

Isso porque as bolsas embaixo dos olhos nada mais são do que o acúmulo de líquido ou de gordura nessa parte do corpo, podendo ter origem genética ou não, como a falta de hidratação, hábitos de vida e o envelhecimento natural da pele.

No entanto, a boa notícia é que há tratamento para todas as causas, embora alguns sejam mais acessíveis que outros. O importante é você descobrir a origem e buscar a solução mais adequada para a sua pele.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo, um guia completo com tudo que você precisa saber para prevenir e tratar as temidas bolsas inferiores. Boa leitura!

Entenda como surge a bolsa embaixo dos olhos

Ao longo do tempo, a pele diminui naturalmente a produção de elastina e colágeno — proteínas que garantem a firmeza e elasticidade da pele. Como a região dos olhos apresenta uma pele fina e sensível, é normal que as rugas e linhas de expressão apareçam com mais facilidade.

Ainda, a partir dos 30 anos, os ligamentos que sustentam a gordura embaixo dos olhos começam a perder sua força, dando lugar às bolsas e olheiras. No entanto, embora seja um processo natural, o seu surgimento não é igual para todos, diferenciando-se em tamanho e intensidade.

Também chamadas de bolsas inferiores, elas são um acúmulo de líquido ou de gordura. Herdar o problema dos pais é a causa mais comum, seguido de noites maldormidas, chorar demais, alimentação rica em sódio, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, ressecamento da pele, alergias respiratórias — rinite e sinusite, principalmente —, entre outras situações que agravam o problema em quem já tem predisposição.

No caso da gordura, ela se forma em todos nós porque os olhos estão inseridos em uma cavidade óssea que é recoberta de gordura para protegê-lo. No entanto, as bolsas ficam mais evidentes em algumas pessoas em função da qualidade e espessura da pele.

Já as olheiras, apesar de serem mais fáceis de identificar e, às vezes, disfarçadas com maquiagem, têm origem genética. Uma informação nada agradável é que elas se agravam com o passar do tempo, uma vez que a pele vai ficando mais fina, e os vasos sanguíneos, mais aparentes.

Agora que você já sabe a teoria, vamos à prática? Deixe seu caderninho à mão e veja como tratar as bolsas embaixo dos olhos agora mesmo!

Aprenda alguns tratamentos caseiros

As soluções caseiras não têm o poder de eliminar de vez o drama das bolsas inferiores, que parece ser diário. Mas, se bem aplicadas e com certa frequência, promovem um efeito aceitável. Afinal, você que sofre com elas não deve mais aguentar se olhar no espelho e dar de cara com as benditas.

Abaixo, nós selecionamos alguns cuidados caseiros para você tratar essa região tão sensível do rosto e que farão você sorrir com os olhos! Vamos lá?

Compressa gelada

É possível reduzir o inchaço com compressas frias, que promovem na pele o efeito de vasoconstrição: o processo de contração dos vasos sanguíneos.

Para isso, basta molhar um pedaço de algodão em soluções frias — soro fisiológico ou infusões de camomila, centella asiática ou bétula branca — e aplicá-lo sobre a região por até dez minutos, pressionando-o levemente no osso da órbita ocular, auxiliando a drenagem. Repita o processo sempre que desejar.

Além das soluções já citadas, uma excelente forma de potencializar o efeito é utilizar chás que tenham cafeína, como o verde e o preto. Isso porque a cafeína é um vasoconstritor e reduz o inchaço com mais facilidade do que os outros elementos.

Ainda, para facilitar o processo, você pode ferver o chá-verde ou preto e colocá-lo em formas de gelo, utilizando-o com uma toalha — para não queimar a pele — sempre que necessário.

Pepino e batata

Quem nunca colocou um pepino nos olhos, não é verdade? Essa receita, que mais parece das nossas avós, continua sendo uma boa alternativa para a saúde do corpo.

Por terem ação anti-inflamatória e calmante na pele, tanto a batata quanto o pepino ajudam a combater o inchaço nas bolsas embaixo dos olhos. Uma fatia em cada olho por apenas 15 minutos, algumas vezes ao dia, são mais que suficientes para o efeito desejado. Teste!

Colher gelada

Achou esquisito? Pois esse truque pode funcionar muito bem. Deixe duas colheres de metal no freezer por cinco minutos e depois coloque-as embaixo dos olhos.

O seu princípio é muito parecido com a compressa. Justamente pela baixa temperatura, os vasos sanguíneos são estimulados e, então, começam a drenar o excesso de líquidos que ficam acumulados na região.

Aloe vera

Também chamada de babosa, essa planta é muito valorizada pela indústria de cosméticos. Por ser rica em vitaminas A, C e E e com propriedades hidratantes e antibacterianas, essa erva traz inúmeros benefícios quando aplicada à pele. Nas bolsas embaixo dos olhos, o gel de aloe vera, por exemplo, colabora para reduzir o inchaço que se forma por conta do acúmulo de líquidos — de quebra, você ainda evita o envelhecimento precoce.

Óleo de lavanda

Massagear a região com óleo de lavanda tem efeito relaxante e, também,ajuda na circulação sanguínea. Faça massagens circulares de pressão moderada antes de dormir, tomando cuidado para o produto não entrar nos olhos e causar ardência.

Bicarbonato de sódio

A substância age contra as bolsas quando misturada com água morna ou até um chá de maçã. Deixe a solução agir por alguns minutos na região dos olhos. Ela também criará um efeito de clareamento na pele.

Descubra os principais tratamentos com profissionais

Agora, se nenhuma solução caseira ajudar, o jeito é encarar os tratamentos estéticos com o auxílio de profissionais. Lembre-se apenas de, em todos os casos, procurar sempre a orientação de um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento. Confira os principais abaixo:

Adesivos de silicone

O uso frequente de adesivos de silicone de grau médico abaixo dos olhos permite uma regulação hídrica na região. A compressão faz o inchaço diminuir no local, e a pele ainda fica hidratada na medida certa.

Cosméticos

Os cosméticos mais indicados para esses casos são os que têm, na composição, ingredientes como o ácido hialurônico, antioxidantes, cafeína ou retinol e vitamina C, que garantem uma excelente redução do inchaço e intensificam a drenagem natural. Valem também aqueles com extratos de chá-verde ou óleos de algodão e andiroba.

É importante ter em mente que cada ativo promove ações diferentes, devendo ser utilizados em casos diferentes. Por exemplo, se você sofre com olheiras marcadas, o ideal é apostar em cosméticos que contenham cafeína e ácido hialurônico, para estimular a circulação sanguínea e, ainda, clarear o pigmento.

De maneira geral, todos eles contêm substâncias que, combinadas, eliminam o acúmulo de líquidos, diminuindo as bolsas e deixando a pele mais firme e bonita. Tais produtos também são excelentes para as olheiras e as amenizam conforme o uso. Contra elas, aposte, ainda, em bons corretivos de maquiagem.

Drenagem linfática

A drenagem linfática elimina o acúmulo de líquido responsável pelas bolsas. O recomendável é realizar a massagem nessa região, com profissionais em clínicas de estética, pelo menos três vezes por semana. A técnica faz com que os líquidos sejam direcionados para os gânglios linfáticos e, posteriormente, saem pela urina.

Ácido hialurônico

Além de ser um ingrediente importante para os cosméticos, é um método temporário que funciona. Costuma-se preencher a região dos olhos com ácido hialurônico para remover as bolsas causadas por gordura e deixar a pele mais lisa. É recomendável fazer uma reaplicação a cada seis meses.

Carboxiterapia

Funciona por meio da aplicação de gás carbônico, que dilata os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue na região e estimulando a produção natural de colágeno.

Dessa forma, a flacidez e as marcas de expressão são reduzidas, tornando o processo bastante útil para amenizar as bolsas embaixo dos olhos.

Luz pulsada

Nesse tratamento de fotorrejuvenescimento, usa-se a luz pulsada contra as temidas bolsas. É um tratamento rápido e indolor, em que a luz aplicada esquenta a região e ativa a circulação do sangue, diminuindo o inchaço, as marcas e as imperfeições da pele.

Para garantir maior firmeza da epiderme e bons resultados, o número recomendado de sessões é de quatro a seis.

Peeling químico

Por usar ácido no procedimento, o peeling remove camadas externas da pele. Aos poucos, ele tende a diminuir as manchas escuras e olheiras, suavizando, inclusive, o problema das bolsas embaixo dos olhos. Mas atenção: ele deve ser feito apenas em casos menos agressivos.

Radiofrequência

Casos menos graves também podem ser combatidos com radiofrequência. Existe um aparelho chamado freeze que atua por meio de ondas e melhora a flacidez da pele, reduzindo as temidas bolsas, uma vez que estimula a produção de novas fibras de colágeno e drena o excesso de gordura da região ocular.

No entanto, o procedimento não é adequado para quem tem problemas na região, como descolamento de retina, infecções e cirurgias recentes.

Laser CO2 fracionado

Indicado para os casos mais graves de bolsas e olheiras, esse tipo de laser elimina a flacidez e deixa a área dos olhos mais firme ao aquecer a região e estimular a produção de colágeno. Os resultados desejados aparecem a partir da terceira sessão, com intervalos de 45 a 60 dias entre elas.

Blefaroplastia

O nome é complicado de dizer, mas trata-se de uma cirurgia plástica para resolver o problema. A blefaroplastia elimina de vez as bolsas que se formam especialmente por gordura. O procedimento é bastante simples, ainda que requeira anestesia local. Cerca de duas semanas depois, a pessoa está totalmente recuperada e sem vestígios das bolsas.

Conheça os métodos de prevenção

Ainda que existam inúmeras maneiras de tratar as bolsas, é sempre importante lembrar que cuidados diários simples podem fazer toda a diferença. E eles só dependem de você.

Como você já deve ter percebido, as bolsas embaixo dos olhos originam-se de diversas maneiras e, portanto, é possível preveni-las com pequenas mudanças de hábitos diários. Abaixo, listamos os melhores métodos de prevenção. Confira!

Mantenha uma alimentação adequada

Uma alimentação de qualidade é capaz de promover uma excelente saúde. Com certeza, você já escutou a máxima “você é aquilo que você come” e, de certa forma, isso é verdade. Uma alimentação rica em fibras e nutrientes garante excelente qualidade de vida, prevenindo doenças e proporcionando uma pele mais saudável.

Para evitar o surgimento de bolsa embaixo dos olhos, o ideal é investir em alimentos antioxidantes e diuréticos, controlando o consumo do sal, gordura, açúcares e farinha branca.

Para manter uma alimentação balanceada, confira a que você precisa prestar atenção no dia a dia:

  • aposte em alimentos ricos em potássio no café da manhã, como as bananas, para estimular o corpo a eliminar os líquidos retidos do dia anterior;

  • tome chá-verde e sucos diuréticos, como de melancia, melão, abacaxi e pera;

  • evite o consumo de sódio antes de dormir;

  • procure não ingerir condimentos processados, como petiscos e temperos ensacados.

Tenha uma boa noite de sono

O descanso é fundamental para manter uma vida regrada e de qualidade. Além de prevenir o envelhecimento precoce, um bom sono garante uma pele saudável. Por isso, mantenha um sono regular e, de preferência, de boa qualidade. Uma dica é usar um travesseiro alto, caso a origem das bolsas seja acúmulo de líquido. Isso favorece a drenagem durante a noite.

Ainda, é importante entender que tanto o sono excessivo quanto a sua privação são nocivos à saúde e podem causar as temidas bolsas embaixo dos olhos. Isso porque, quando não dormimos, a pele tende a ficar mais inchada, para manter os olhos abertos com mais facilidade.

Já quando dormimos demais, os olhos ficam muito tempo sem piscar, retendo os líquidos com mais facilidade e, consequentemente, ficando mais inchados. Por isso, o ideal é sempre dormir oito horas por noite.

Para isso, evite o uso de celulares logo antes de se recolher, assim como forçar muito os olhos e tomar bebidas estimulantes, como a cafeína, para não dar lugar à insônia, ok? Com essa pequena mudança, você já experienciará uma noite muito melhor.

Mantenha o corpo hidratado

Assim como uma boa alimentação, a hidratação do corpo também é fundamental para manter a pele saudável. Quando o organismo não é devidamente hidratado, ele tende a reter os líquidos para qualquer emergência, inclusive ao redor dos olhos. Para evitar que isso ocorra, procure beber cerca de dois litros de água diariamente.

Se possível, alinhe a hidratação constante com o consumo de alimentos diuréticos. Como você já viu aqui, eles potencializam a drenagem. Se você consumi-los e hidratar o seu corpo corretamente, terá resultados mais rápidos.

Evite hábitos nocivos

Os hábitos nocivos estimulam o corpo a reter os líquidos e influenciam diretamente na formação das bolsas embaixo dos olhos. Por isso, evite fumar e ficar horas exposta ao sol, sobretudo sem o uso de proteção solar. Ainda, as lâmpadas que trazem efeito de bronzeamento na pele também não são nada indicadas para quem pretende se ver longe de bolsas embaixo dos olhos.

Outra inimiga dessa protuberância é a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, já que elas potencializam a retenção de líquido e dificultam sua eliminação.

Também evite esfregar a região dos olhos, afinal, a pele do rosto é mais frágil do que a de outras áreas do corpo. Por fim, diminua a ingestão constante de cafeína, farinha branca e açúcares.

Pratique atividade física regular

Os benefícios da atividade física são diversos: melhora o funcionamento do organismo, promove maior qualidade de vida, diminui o estresse e a ansiedade de uma rotina corrida, previne doenças cardiovasculares e respiratórias e, sem sombra de dúvidas, auxilia na redução das medidas do corpo.

Com tantas vantagens, investir na prática de exercícios físicos garante uma vida mais saudável. Afinal, estimulando a circulação sanguínea, você promove uma pele saudável, combatendo a retenção de líquidos e evitando o surgimento das bolsas incômodas.

Faça o uso de cosméticos específicos

Assim como existem cosméticos tópicos que garantem uma melhora nas bolsas e olheiras, você pode — e deve! — utilizar produtos que auxiliem na prevenção desses incômodos.

Ao hidratar a pele do rosto diariamente, você garante uma espessura mais grossa, diminuindo a aparência dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a coloração escura que causa as olheiras, favorecendo a drenagem linfática natural.

Além disso, se o incômodo persistir, você pode lançar mão de bases e corretivos hidratantes que, além de mascarar as bolsas — sobretudo as mais escuras — oferecem uma hidratação superficial da pele durante todo o dia. Por fim, complete o visual com um rímel, para destacar o olhar e aumentar sua autoestima!

Viu só quantas dicas importantes selecionamos para você deixar de se preocupar com a bolsa embaixo dos olhos? É importante lembrar que, antes de iniciar qualquer tratamento, é preciso consultar um dermatologista ou profissional de saúde. Ele certamente vai examinar seu caso e indicar-lhe a solução mais adequada para a sua pele.

Agora que você já sabe tudo sobre as bolsas ao redor dos olhos, o que acha de conhecer o tratamento antissinais para rosto e colo, que proporciona uma pele mais saudável? Confira!

Loja Supérbia

  • Lenic Adesivo Antissinais para o Rosto https://www.superbia.com.br/public/prd_rosto.jpg Adesivos Antissinais para Rosto Supérbia, para tratar de rugas e linhas de expressão enquanto hidratam e renovam a pele. 119.9
    Adesivo Antissinais para o Rosto

    Adesivo de Silicone Antissinais para o Rosto

    R$ 119,90 (3x R$ 39,97 ou até 12x)

  • Lenic Adesivos Antissinais para o Colo https://www.superbia.com.br/public/prd_colo.jpg Adesivo Antissinais para Colo Supérbia, um tratamento cheio de benefícios para a região do colo, agindo contra o envelhecimento da pele. 134.9
    Adesivos Antissinais para o Colo

    Adesivos de Silicone Antissinais para o Colo

    R$ 134,90 (3x R$ 44,97 ou até 12x)

  • Lenic Loção Facial (100ml) https://www.superbia.com.br/public/prd_locao-400x544.jpg Pele limpa, hidratada e com o toque macio com a Loção Facial de Limpeza de Supérbia. 35
    Loção Facial (100ml)

    Loção Facial de limpeza  

    R$ 35,00 (3x R$ 11,67 ou até 12x)

  • Lenic Nécessaire Supérbia https://www.superbia.com.br/public/prd_necessaire.jpg Nécessaire Supérbia com amplo espaço interno, fechamento por zíper. 25
    Nécessaire Supérbia

    Nécessaire Supérbia  

    R$ 25,00 (3x R$ 8,33 ou até 12x)

Fale com a Supérbia

Tem uma dúvida sobre nossos produtos, proposta de parceria ou sugestão? Conta pra gente!

Deixe sua mensagem

Supérbia na rede

Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade.

Supérbia no seu e-mail

Acompanhe nossos canais e não perca nenhuma novidade.

Atendimento

Segunda a Sexta, das 9h às 18h

  •   (11) 2364-4180
  •   (11) 9 8814-7887
Supérbia Um produto Lénic